Como o sul é o destino preferido nos meses mais quentes, começamos pela Fonte Benémola, no Algarve. O caudal não é dos mais fortes, mas, ainda assim, dizem que as suas águas têm propriedades terapêuticas. Já a envolvência é de cortar a respiração! Tanto assim é, que foi classificada como Paisagem Protegida Local. Passa por lá, não te vais arrepender.
Se estiveres mais a Norte, na zona da Peneda-Gerês, é obrigatório que compenses o calor que ali se faz sentir com um mergulho nas águas frescas da cascata Portela do Homem. Aproveita e contempla o céu: é provável que avistes alguma Águia-de-Bonelli. Mais perto de ti, junto à água, podes cruzar-te com o lagarto-do-rio.
Também no Norte, conhecemos uma cascata lindíssima: as Fisgas do Ermelo. Vais percorrer um percurso com cerca de 1 quilómetro em que as cascatas se vão ligando umas às outras, formando uma queda de água que te vai fazer ficar de boca aberta. Ah, se vires uma lontra ou toupeira de água, é perfeitamente normal: ambas fazem deste local o seu habitat. Na flora, aprecia o carvalho-negral e os vidoeiros de bétula.
Vamos a banhos?