Olá, querido aluno!
Estou tão feliz por estarmos de volta à escola! Mais um ano cheio de descobertas, aventuras e aprendizagens maravilhosas.
Mas este ano vamos tentar fazer um regresso às aulas mais... analógico. “Analógico? O que é isso?”, deves estar a perguntar.
Ora bem, analógico é tudo aquilo que fazemos com as mãos, com os olhos e com os sentidos, sem precisar de eletricidade ou internet. Isso significa que vamos usar mais papel e lápis e menos telemóvel, tablet e computador!
Vamos, por exemplo, ler mais livros de papel, escrever mais com lápis no caderno, desenhar, pintar, cortar e colar mais ou jogar jogos de tabuleiro com os amigos.
E não te esqueças que a revista do Dá a Mão à Floresta é feita em papel! Pois é! E isso é mesmo bom, porque podemos folheá-la, cheirá-la, levá-la connosco para todo o lado e guardá-la como um tesouro.
"Mas professora, por que é que é preciso deixar de usar essa tecnologia?", perguntas tu. Eu explico!
Hoje em dia, usamos muitos aparelhos digitais como os telemóveis. São ferramentas úteis, claro! E não vamos deixar de os usar, mas os cientistas e os professores têm descoberto que aprendes melhor quando usas os teus sentidos em conjunto com os lápis, o papel e os livros de verdade. Quando escreves à mão e lês em papel, o teu cérebro trabalha mais e consegues perceber melhor as coisas e lembrar-te delas com mais facilidade!
E sabes que mais? Em Portugal, os telemóveis estão proibidos na escola até ao 6.º ano. Isso vai ajudar-te a estar mais atento, a brincares mais com os teus colegas, a conversares, a correres e a imaginares!