Olá, amiguinho!
Sabias que, em Portugal, existe uma terra em Palmela chamada Águas de Moura? É lá que vive uma árvore muito especial: um sobreiro com alma de músico!
Chamam-lhe o Sobreiro Assobiador e, em 2018, venceu o prémio de Árvore Europeia do Ano. É o sobreiro mais antigo de Portugal, mas ainda tem muita vida e ritmo para dar!
Dizem que tem a força de 40 árvores e a genica de um verdadeiro maestro de orquestra. Ganhou este nome curioso porque recebe a visita diária de muitos passarinhos que pousam nos seus ramos. Juntos, criam uma bonita, harmoniosa e relaxante melodia de assobios.
Mas este sobreiro não encanta apenas pelo som! Com uns impressionantes 235 anos, é também uma das árvores que mais cortiça produz no país.
Sabias que, ao longo da vida de um sobreiro, normalmente é possível fazer cerca de 17 colheitas de cortiça? Pois bem, o nosso Assobiador é ainda mais especial: já permitiu mais de 20!
E aqui vai uma curiosidade ainda mais incrível: este velhinho harmonioso só numa dessas colheitas, produziu tanta cortiça que se conseguiram fazer mais de 100 000 rolhas! Uma verdadeira curtição, não achas?
Agora, não te preocupes se estás a pensar que retirar a cortiça faz mal à árvore! Estas colheitas são feitas com muito cuidado, entre maio e agosto, uma altura ideal para o sobreiro recuperar bem. Além disso, a cortiça é um material natural, biodegradável, renovável e reciclável, o que a torna ainda mais especial.
Sempre que penso neste sobreiro, fico com uma lagriminha no olho. A natureza tem o poder de nos deixar sempre surpreendidos e maravilhados... se estivermos atentos à sua magia.
Há anos que sonho voltar a visitar o Sobreiro Assobiador, ouvir os seus doces sons e sentir os aromas tranquilos daquele lugar. Se algum dia conseguires visitá-lo, não percas a oportunidade. Ele tem imensas histórias para te contar e memórias para partilhar. Estou certo de que será inesquecível.