Pássaro
Nuvem
Bando de pássaros

Artigos

Tanta Biodiversidade em Moçambique!
Tanta Biodiversidade em Moçambique!

Hoje vamos apresentar-te um país incrível que só tem duas estações do ano. Sabes que país é? É Moçambique!

Ao contrário de Portugal, onde há primavera, verão, outono e inverno, em Moçambique só existe estação seca e estação chuvosa. À primeira vista, essa diferença pode parecer pequena, porém é uma das características que faz desse lindo país africano um paraíso da biodiversidade! Mas, antes de mais, vamos dar-te um pouco de contexto.

 
Ao falar de Moçambique temos de mencionar a sua costa litoral, que se estende por mais de 2500 quilómetros. Para teres uma ideia da dimensão, Portugal tem 943 quilómetros de linha costeira, menos de metade do tamanho da de Moçambique! Por isso, é natural que este país tenha inúmeras praias, onde se destacam as águas azul-turquesa, os corais, e as espécies de vida marinha que animam as águas do Oceano Índico, e que não encontramos na costa portuguesa!

No entanto, não é só na água que se encontra biodiversidade. Pelo contrário! Com uma dimensão quase nove vezes superior à de Portugal, Moçambique tem florestas incríveis no que toca a biodiversidade, ou não fosse este país coberto por florestas em cerca de 43% do território! Queres saber algumas curiosidades sobre quatro espécies de fauna e flora que lá existem? Então anda daí!

Turaco de Livingstone: é uma ave conhecida pela sua grande crista sempre ereta.

Umbila: uma das suas características mais notáveis é a seiva avermelhada muito espessa.

Noitibó-de-balanceiros: mais uma ave muito interessante, cujos machos reprodutores têm umas penas compridas nas asas, que lhes dão um ar bastante elegante em voo!

Eucalyptus urograndis: é uma espécie de eucalipto híbrida entre o E. grandis e o E. urophylla e isso significa que é um cruzamento entre duas espécies diferentes!

Lontra
Esquilo
Borboletas
Melro
Furão
Coelho
Coelho
Toupeira
Coruja
Abelha
Raposa
Salamandra
Recebe a revista
Família DMF
A carregar