A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Tanto que a floresta nos dá!
Tanto que a floresta nos dá!

A cientista Cíntia encontrou o guarda florestal Gustavo num passeio pela natureza. Estiveram os dois a conversar sobre bioprodutos que têm origem ali mesmo, nas árvores da floresta! Já sabes o que são bioprodutos, não sabes? Nós recordamos-te: bioprodutos são produtos criados a partir de matérias renováveis, biodegradáveis e recicláveis e que são substitutos dos materiais de origem fóssil. Neste caso, falamos de árvores como o eucalipto (Eucalyptus globulus).

 

Um grupo de cientistas portugueses, como a Cíntia, investiga novas formas naturais de transformar o que a natureza nos dá para substituir opções que são prejudiciais ao nosso planeta e que utilizemos todos os dias, como os plásticos. O instituto onde nascem tantos projetos inovadores chama-se RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel, detido pela The Navigator Company, pela Universidade de Aveiro, pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Agronomia).

 

É no laboratório de Investigação e Desenvolvimento do instituto RAIZ que os investigadores estudam de que forma a fibra de madeira, os óleos essenciais e outras matérias-primas que vêm do eucalipto podem ajudar a criar novos produtos. Para se concentrarem neste tema, muitos investigadores fizeram parte de um grande projeto dedicado a uma nova geração de bioprodutos chamado inpactus. Cinco anos depois, foram muitas as novas ideias que surgiram deste projeto: 37 patentes (ideias novas que podes ser desenvolvidas), 66 protótipos (ideias prontas a testar) e 114 provas de conceito (ideias com interesse comercial comprovado).

 

De todas estas descobertas, duas delas já podem ser encontradas no teu dia a dia: um papel que liberta espuma quando é humedecido e ainda um novo papel para embalagens da marca gKRAFT, que é sustentável, reciclável e biodegradável.

 

E tu, já sabes o que queres ser quando cresceres?