A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Sustentabilidade, um tema tão importante
Sustentabilidade, um tema tão importante

Olá, amigo da floresta! Venho dar-te uma ótima notícia: hoje, 25 de setembro, é o Dia Nacional da Sustentabilidade e Portugal é o primeiro país do mundo a dedicar um dia à sustentabilidade!

 

Já foi oficializado e é mais importante do que possas pensar. Além de fazer de Portugal um país pioneiro, sabemos que temas como a proteção do ambiente e a preservação dos recursos naturais, as soluções mais sustentáveis (como os bioprodutos, que não causem danos aos ecossistemas) e um país e mundo melhores vão estar em destaque, neste dia.

 

Outros, como as energias limpas como opções amigas do ambiente, a conservação dos oceanos ou o restauro da biodiversidade também são relevantes no grande tema que é a sustentabilidade.

 

O que engloba a sustentabilidade?

Quando falamos em sustentabilidade, falamos, claro, no ambiente, mas não só. Outro pilar é o da igualdade social, em que se pretende proteger de igual forma todos os seres humanos, dar educação a todas as crianças e garantir que não lhes faltam os recursos básicos para serem saudáveis e felizes. O terceiro pilar é o da economia, que engloba temas como a criação de empregos, a redução de custos e a obtenção de lucros. Só com a união destes três pilares – ambiente, sociedade e economia – se consegue alcançar a sustentabilidade que todos os países procuram.

 

Um objetivo dos países e das empresas

Além de estar na lista de preocupações dos países, que têm objetivos globais a alcançar até ao final desta década, a sustentabilidade é também um tema em que as empresas se focam. A The Navigator Company, mentora do projeto Dá a Mão à Floresta, estabeleceu objetivos a alcançar até 2030 e dividiu-os em três eixos de grande importância que se interligam: a Natureza, o Clima e a Sociedade.

Valoriza-se a natureza, o clima e a Sociedade:

Através da gestão sustentável de cerca de 106 mil hectares de floresta plantada, que permite o sequestro do carbono;


Através da conservação da biodiversidade, com uma monitorização feita através de trabalho de campo;

Através da sua contribuição para a descarbonização e da partilha de valor por todos os que fazem parte da esfera de ação da Navigator;

Através da investigação, de onde surgem novos bioprodutos de base florestal em substituição dos de origem fóssil;

E ainda através das comunidades envolventes, não só criando emprego, mas ajudando os produtores florestais a qualificar-se, prestando-lhes apoio técnico gratuito, para juntos acrescentar valor à floresta.

 

Como vais tu festejar este primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade? Conta-nos tudo através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou TikTok!