A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Uma ameaça para as plantas
Uma ameaça para as plantas

Sabias que as doenças não afetam apenas os seres humanos e animais? É verdade, também existem muitas doenças e pragas que ameaçam a saúde e a vida de centenas de espécies de flora.

As alterações climáticas têm contribuído muito para o aparecimento de microrganismos, fungos, bactérias e para a deslocação de insetos no nosso território. Estas mudanças afetam maioritariamente as culturas agrícolas, as espécies ornamentais e também espécies florestais, como os pinheiros, eucaliptos, carvalhos ou castanheiros. É por isso que é muito importante ajudares a combater as alterações climáticas. Gostavas de conhecer as doenças e pragas mais comuns em Portugal? Vamos a isso.

Xylella fastidiosa: 

É uma bactéria nociva para mais de 300 espécies florestais, agrícolas e ornamentais. Foi identificada pela primeira vez em Portugal em 2018, em plantas de alfazema brava no Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia.

Vespa das galhas do castanheiro: 

Este inseto é originário da China e representa uma das pragas mais graves para a cultura do castanheiro no mundo. Em Portugal, foi detetada em 2014 em castanheiros entre as regiões do Douro e Minho. 

Gorgulho do eucalipto: 

Este inseto é originário da Tasmânia e tem causado muitas perdas em eucaliptais, sobretudo no centro e norte de Portugal, o que origina uma diminuição de produção de madeira.