A carregar
Toca das Curiosidades

Toca das Curiosidades

Visitantes voadores
Visitantes voadores

Olá, explorador! Hoje vamos falar de uns amigos muito especiais, uns viajantes que temos a sorte de receber em Portugal durante o inverno. Sabias que nesta altura recebemos uns convidados para além de especiais? É verdade! São os nossos amigos emplumados, as aves migratórias que viajam de lugares distantes para aproveitar o nosso clima mais ameno.

 

Queres conhecer duas das espécies mais comuns que podes observar durante o inverno? Contamos-te já!

 

Tentilhão-montês: Estes simpáticos convidados de penas laranja fazem uma longa viagem desde o norte da Europa até Portugal. Geralmente começam a chegar no início do outono e escolhem o nosso país como o seu destino para umas férias amenas de inverno. E gostam tanto de nós que ficam por cá, escolhendo as florestas de zimbro e as que se encontram perto dos rios, por exemplo.

 

Tordo-zornal: Outro convidado incrível é o tordo-zornal, um verdadeiro cantor. Esta espécie visita o norte de Portugal entre novembro e fevereiro vindo de longe, do norte e centro da Eurásia. Com as suas penas escuras e melodias cativantes, traz alegria aos nossos invernos. Procuram frutos e bagas para se alimentarem que encontram nos habitats florestais e agroflorestais e matos.

 

Estes pássaros não decidem fazer estas longas jornadas por acaso: fazem-no porque os lugares onde vivem no verão, se tornam bastante rigorosos no inverno. Assim que as temperaturas começam a cair, encontrar alimento é cada vez mais difícil, pelo que não lhes resta outra opção senão voar para países mais quentes onde há bastante comidinha.

 

Quando vires estes passarinhos a voarem perto de tua casa, aproveita para lhes dar as boas-vindas!