Pássaro
Nuvem
Bando de pássaros

Artigos

As Profissões Rurais
As Profissões Rurais

Sabias que muitos jovens estão a trocar as cidades por zonas rurais? O motivo é simples: preferem trabalhar ao ar livre, perto da natureza e longe da confusão e do movimento. Além disso, as profissões que estão ligadas às zonas rurais são tão ou mais importantes que as profissões das grandes cidades.

Os agricultores, por exemplo, são os principais responsáveis por uma economia saudável, pois vendem os produtos que colhem da terra, como os legumes, as frutas e os cereais, aos supermercados para que estes cheguem à nossa mesa.

Quem ajuda, e muito, os profissionais da agricultura é a nossa maravilhosa floresta. Ao contribuir para a fertilidade dos solos, regulação dos recursos hídricos e na defesa contra a erosão, a floresta permite a existência de uma vida rural de maior qualidade.

profissões rurais

 

Outra profissão muito divertida e que ajuda a tornar a nossa vida mais doce, é a de apicultor. O responsável por esta profissão cuida e trata das abelhas de forma a produzir o mel, a cera e a geleia. Em Portugal existem cerca de 10 000 apicultores. A The Navigator Company disponibiliza as suas áreas florestais para que muitos destes apicultores instalem as suas colmeias.

profissoes rurais

 

Ainda ligada ao mundo animal, existe uma profissão que talvez não conheças: a de zootecnista. Além de gostar muito de animais, um zootecnista trabalha para que estes vivam em boas condições, cuidando do peso, da saúde e da alimentação destes nossos amigos.

profissoes rurais

 

Mas nem só de alimentação vivem as zonas rurais! A indústria mobiliária, por exemplo, é fundamental para a nossa vida. As mesas, cadeiras e armários de madeira que tens em casa foram produzidas por profissionais que plantam árvores especiais, cuja madeira tem qualidades próprias para esse efeito. Essa madeira é transformada com mestria e, depois de alguns acabamentos cuidadosos, resulta em mobiliário bonito, resistente e amigo do ambiente.

profissoes rurais

 

Por fim, existe uma profissão que não produz produto nenhum, mas é de uma importância enorme para a vida rural. Estamos a falar do guarda-florestal. Este profissional é quem vigia as nossas florestas e assegura a sua proteção. Está sempre atento a sinais de perigo, como focos de incêndio ou práticas proibidas por parte de outras pessoas. Como as florestas são muito grandes e não se conseguem defender sozinhas, o guarda florestal tem um trabalho crucial na proteção das zonas rurais.

Agora já sabes como é fundamental respeitar as profissões rurais porque, além de divertidas, são muito importantes para o desenvolvimento económico do nosso país.

Lontra
Esquilo
Borboletas
Melro
Furão
Coelho
Coelho
Toupeira
Coruja
Abelha
Raposa
Salamandra
Recebe a revista
Família DMF
A carregar