Pássaro
Nuvem
Bando de pássaros

Artigos

Portugal: um país rico em biodiversidade
Portugal: um país rico em biodiversidade

Portugal pode ser um país pequeno, Vasco, mas é um país muito rico em biodiversidade. É esta riqueza que faz com que muitos alimentos de origem portuguesa ultrapassem fronteiras tornando-se um sucesso em todo o mundo. De norte a sul do país, não esquecendo as ilhas, encontramos uma vida rural saudável com mais de 4 000 espécies de plantas e de animais, sendo que 740 espécies de flora e 235 de fauna vivem nos 11 mil hectares de zonas protegidas pela The Navigator Company. Eu e o Vasco vamos-te mostrar no mapa onde a biodiversidade se concentra em maior abundância no nosso Portugal:

 

CASTANHEIRO
Chega o outono, e chega a época dos castanheiros. Isto porque o fruto desta árvore, a castanha, é a principal atração de uma grande festa popular: o magusto. O castanheiro pode ser encontrado em abundância no norte do país e consegue atingir até uns surpreendentes 45 metros de altura.

 

CEREJA
Uma das áreas de produção que nos vem à cabeça quando pensamos em cerejas é, sem dúvida, o Fundão. A produção deste fruto de fim de primavera e início de verão depende muito da intensidade de chuva que cai no outono e inverno!

 

PINHEIRO-BRAVO
Além de ser a espécie de pinheiro mais frequente de encontrar, o pinheiro-bravo é usado em diversas atividades, desde o imobiliário até à medicina. Podemos encontrar esta árvore em abundância nos arredores de Lisboa.

 

BANANA
É impossível falar de frutos de referência em Portugal e não mencionar a banana. Podemos encontrar este fruto em abundância na ilha da Madeira devido à sua qualidade e produção. Se existissem macacos selvagens em Portugal, a Madeira seria com certeza o seu oásis.

 

PEIXE
Portugal é um dos maiores consumidores de peixe do mundo, e isso faz todo o sentido, uma vez que temos o nosso país à beirinha do mar! Do peixe que comemos, algum é importado de outros países e, outra grande parte é pescada na extensa costa marítima. Um bom exemplo é a zona costeira de Setúbal.

 

OLIVEIRA
Considerada uma das espécies mais importantes para a economia do nosso país, a oliveira produz as azeitonas que dão origem ao famoso azeite, uma das gorduras mais saudáveis que podemos comer. Em Portugal, grande parte das oliveiras está presente na zona do Alentejo e é habitual viverem por muito e muito tempo.

 

ANANÁS
A história do ananás na ilha de São Miguel nos Açores é muito antiga. Os portugueses descobriram este fruto na época da colonização do Brasil e trouxeram-no para o arquipélago. Devido a esta zona não ter um clima tropical, o ananás precisa de ser cultivado em estufas com técnicas tradicionais da região.

 

LARANJA
Esta doce e sumarenta fruta tem no Algarve um dos principais locais de produção. Sabias que, nos últimos anos, o nosso país tem produzido cada vez mais laranjas?

Lontra
Esquilo
Borboletas
Melro
Furão
Coelho
Coelho
Toupeira
Coruja
Abelha
Raposa
Salamandra
Recebe a revista
Família DMF
A carregar