Pássaro
Nuvem
Bando de pássaros

Artigos

Matérias-Primas
Matérias-Primas

Já alguma vez ouviste falar em matérias-primas? Se olhares à tua volta, provavelmente vais encontrar muitas. As matérias-primas são produtos naturais que dão origem a outros produtos, depois de serem trabalhadas manualmente ou por máquinas. Isto é: a natureza dá-nos muitos produtos que em estado puro não tinham muita utilidade e, por isso, os humanos transformam-nos de forma a que sejam muito úteis para o nosso dia a dia.

Um dos melhores exemplos desta transformação é o papel. Fazes ideia qual será a sua matéria-prima? Podes não acreditar, mas o papel é feito a partir da madeira, como por exemplo a do eucalipto. E são um conjunto de pessoas, apoiadas por máquinas muito avançadas, que trabalham e transformam a madeira até se tornar em folhas macias e finas. Exemplo disto é a The Navigator Company, considerada um dos maiores produtores mundiais de papéis finos de impressão e escrita não revestidos.

Vamos dar-te exemplos de produtos que provêm de uma ou várias matérias-primas:
• Leite: pode consumir-se como a natureza o criou, ou ser transformado em vários produtos. Talvez os mais conhecidos sejam o queijo e o iogurte. Deliciosos!
• Terra: sim, a terra é mais útil do que pensas! A argila, um tipo de terra especial, é usada em todo o mundo, para fazer esculturas ou os tijolos que compõem as paredes das casas!
• Farinha: existe farinha de vários cereais, como o trigo, o milho, ou o centeio. Com a farinha, e juntando somente alguns ingredientes tão simples como água, sal e fermento, faz-se pão, bolos, bolachas, entre outros produtos que fazem parte da nossa alimentação.
• Seda: é um material produzido pelos bichos-da-seda que se transforma em vestuário. E que roupas bonitas se fazem com a seda!

Lontra
Esquilo
Borboletas
Melro
Furão
Coelho
Coelho
Toupeira
Coruja
Abelha
Raposa
Salamandra
Recebe a revista
Família DMF
A carregar