Pássaro
Nuvem
Bando de pássaros

Artigos

Biodiversidade em Harmonia
Biodiversidade em Harmonia

Não haja dúvidas: Portugal é um país incrível para se viver. Isto porque mais de um terço do nosso território nacional é composto por florestas. Estas florestas, além de serem o habitat de muitas espécies, são a fonte de emprego de milhares de pessoas. Mas, afinal, que tipo de biodiversidade podemos encontrar neste enorme manto verde?    

 

Existem três espécies de árvores que se destacam na composição das nossas florestas: o pinheiro-bravo, o sobreiro e o eucalipto.

O pinheiro-bravo é uma árvore abundante e útil para a construção e para utilização de resina. O sobreiro é a árvore de onde provém a cortiça, um material bastante útil. Já o eucalipto, é a árvore a partir da qual se produz o papel que usas para escrever ou desenhar. Estas três árvores vivem em tal harmonia que permitem a Portugal ser considerado um dos países da Europa com maior biodiversidade!

 

Queres um belo exemplo de floresta onde as espécies florestais coexistem na perfeição? Esse exemplo é a Quinta de São Francisco, situada no belíssimo distrito de Aveiro, que inclui o maior arboreto de eucaliptos da Europa, com centenas de árvores notáveis, juntamente com mais de 350 outras espécies vegetais, para além de mais de 51 espécies de aves.

 

Os eucaliptos são a casa de inúmeras espécies de fauna e flora, que vivem em  harmonia com outras espécies de flora. Para além disso, as águias-de-Bonelli nidificam nos eucaliptos, as suas crias gostam muito do cheirinho desta árvore.

 

A natureza e a biodiversidade são mesmo incríveis, não são?

 

Lontra
Esquilo
Borboletas
Melro
Furão
Coelho
Coelho
Toupeira
Coruja
Abelha
Raposa
Salamandra
Recebe a revista
Família DMF
A carregar