Pássaro
Nuvem
Bando de pássaros

Artigos

O que é a biodiversidade?
O que é a biodiversidade?

O nosso planeta é um lugar incrível, disso não há dúvidas! Já paraste para pensar na quantidade de seres vivos que existem? Ainda não se sabe ao certo como começou, mas a vida na Terra tem milhões de anos e tem vindo a evoluir e a adaptar-se ao longo desse tempo. Animais, plantas, microrganismos, todos eles fazem parte de um equilíbrio natural ao qual damos o nome de biodiversidade! Então, vamos ajudar-te a perceber melhor como funciona a biodiversidade!

Os animais, seres vivos que são capazes de sentir, de responder a estímulos e de se movimentar, existem em praticamente todos os cantos do mundo. Podem ser muito diferentes uns dos outros: desde a pequenina minhoca até ao grande e assustador urso!

As plantas também existem em inúmeras formas diferentes. São seres vivos, embora não se movimentem como os animais. Algas, flores, árvores, fazem todos parte da biodiversidade!

Os microrganismos são seres vivos um pouco mais tímidos, uma vez que não se deixam ver sem a ajuda de um microscópio. Os cientistas, como a cientista Cíntia, usam este instrumento para conseguirem analisar estas pequeninas formas de vida.

No que toca à biodiversidade, todos os seres vivos são importantes, pois cada um desempenha um papel no equilíbrio natural.

Queres conhecer um exemplo desse equilíbrio? Aqui vai: os animais carnívoros, que só comem carne, alimentam-se de outros animais, geralmente herbívoros, que comem apenas alimentos vegetais. Quando ficam velhinhos e morrem, os animais transformam-se em alimento para milhares de microrganismos. Ao alimentar-se, os microrganismos fortalecem os solos, dando assim origem a plantas saudáveis que alimentam os animais herbívoros. Está tudo ligado!

Nós, os seres humanos, pertencemos também ao reino animal. Isto significa que fazemos parte da biodiversidade. Mas, como somos a espécie com maior capacidade de raciocínio, temos um papel muito, muito importante! Cabe a cada um de nós tentar reduzir ao máximo o impacto negativo que temos no planeta, para evitar perturbar a biodiversidade e o seu equilíbrio. Contudo, para além de prevenir, podemos também agir! Por exemplo, ao plantar árvores nos nossos quintais, estamos a ajudar um animal incrivelmente importante para a biodiversidade, a abelha, a prosperar! A abelha ajuda milhares de espécies de plantas a reproduzirem-se, dando assim continuidade à sua espécie. Sem abelhas, muitas plantas deixariam de existir! É por isso que a The Navigator Company disponibiliza as suas áreas florestais para que muitos apicultores instalem as suas colmeias, ajudando assim a manutenção do número de abelhas na nossa biodiversidade!

Lontra
Vasco e Nádia
Esquilo
Borboletas
Melro
Furão
Coelho
Coelho
Toupeira
Coruja
Abelha
Raposa
Salamandra
Recebe a revista
Família DMF
A carregar