Pássaro
Nuvem
Bando de pássaros

Artigos

Os 5 Reinos dos Seres Vivos
Os 5 Reinos dos Seres Vivos

O nosso planeta é realmente incrível. Existe um número de espécies tão grande que levaríamos uma vida inteira para enumerar cada uma delas. Não é que não fosse um trabalho divertido, mas depois não iria ter tempo para fazer aquilo que tanto gosto: ensinar coisas novas a todos vocês, curiosos da floresta.

Entre nós, os cientistas, existe uma grande discussão para classificar todos os organismos. Ainda hoje não existe uma proposta que seja unânime e aceite por todos. Contudo, existe um sistema, criado pelo biólogo e botânico Whittaker, conhecido por "5 Reinos dos Seres Vivos” que facilita, e muito, a classificação de todos os seres vivos. Como o próprio nome indica, este sistema divide os organismos em 5 reinos diferentes: reino Monera, reino Protista, reino Fungi, reino Animalia e o reino Plantae.

Cada um destes reinos agrupa seres com semelhanças entre si. Vem daí conhecer melhor cada um deles!

Reino Monera:

O reino Monera inclui os seres mais pequenos e simples. Tão pequeninos que nem os consegues ver sem a ajuda de um microscópio! Estes organismos têm apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Alguns dos membros mais conhecidos deste reino são as bactérias.

 

Reino Protista:

O reino Protista é onde estão agrupados organismos com uma ou mais células, mas com o núcleo delimitado por uma membrana. A estes organismos chamamos eucariontes. De certeza que já ouviste falar deles na escola!  A maioria destes seres são microscópicos, porém algumas espécies podem ser vistas a olho nu, como as algas.

 

Reino Fungi:

O reino Fungi compreende também organismos eucariontes. Mas, ao contrário dos reinos anteriores, no Fungi todos os organismos são heterotróficos - ou seja, como não conseguem fazer seu próprio alimento, têm de usar nutrientes fornecidos pelo meio envolvente. Um dos membros deste reino é bem conhecido: o cogumelo!

 

Reino Plantae:

Temos também o reino Plantae. Aqui encontramos os seres, com mais do que uma célula, que usam a água e o sol para produzirem o seu próprio alimento. As plantas e as árvores pertencem a este reino e são muito importantes para a manutenção da vida na Terra – todos os outros seres vivos dependem delas para sobreviver. No Plantae estão muitas das espécies que vês todos os dias, como pinheiros ou eucaliptos.

 

Reino Animalia:

Por fim, chegámos ao reino a que tu e eu pertencemos, o reino Animalia! Todos os seres neste grupo dependem de outros organismos para obterem alimento. Uma das características mais marcantes do nosso reino é a capacidade de locomoção, embora também existam representantes sésseis, ou seja, que não se movem.

Lontra
Esquilo
Borboletas
Melro
Furão
Coelho
Coelho
Toupeira
Coruja
Abelha
Raposa
Salamandra
Recebe a revista
Família DMF
A carregar